PSP garante "Verão mais seguro" em Cascais

Por Valdemar Pinheiro

17.06.2016


Ruas de grande movimento, acesso a praias e estacionamento e comboios, são alguns dos lugares que as várias valências da PSP estão a vigiar, desde esta sexta-feira, no concelho de Cascais, no âmbito da operação “Verão Ainda Mais Seguro”.


No terreno estão centenas de policias, distribuídos por equipas Ciclo Patrulhas, Turismo, Trânsito, Intervenção Rápida, Prevenção e Reação Imediata, para além da Unidade Especial de Polícia (UEP), através do Corpo de Intervenção e do Grupo Operacional Cinotécnico.


Se é verdade que “a criminalidade tem denotado um decréscimo na área da PSP no período de verão”, diz o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), não é menos verdade que a operação “Verão Ainda Mais Seguro” pretende traduzir-se, como “opção estratégica”, na prevenção e visibilidade policial.


Para além de, também, procurar “diminuir os índices de sinistralidade rodoviária”, esta operação visa, ainda, traduzir-se “numa presença efetiva de policias nos grandes interfaces de transportes públicos”, nas áreas balneares e mais emblemáticas e de grande afluência turística da Grande Lisboa, assim como “junto dos principais aglomerados populacionais”.




De acordo com a PSP, “a rede de transportes públicos contará, também, com reforço adicional”, nomeadamente na linha de Cascais.


Paralelamente, a PSP de Lisboa “continuará a desenvolver campanhas de prevenção e de sensibilização” contra certas tipologias criminais, como, por exemplo, a atuação de “carteiristas” e o furto por oportunidade, ao qual a polícia aconselha a “nunca abandonar os pertences nas mesas de esplanadas, toalhas de praia ou visíveis no interior de viaturas”.


A operação “Verão Ainda Mais Seguro 2016”, desencadeada pelo Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis) abrange, não só o concelho de Cascais, como, também, de Oeiras e a cidade de Lisboa.


A propósito, a PSP sublinha o reforço do policiamento na Baixa Pombalina, em Belém e Parque das Nações e em toda a rede de transportes públicos de superfície e de subsolo da Grande Lisboa, destacando-se o Metropolitano, as linhas de Cascais, Sintra e Azambuja da CP, os autocarros e elétricos, assim como o Aeroporto Humberto Delgado e o terminal de cruzeiros.


Com esta operação “Verão Ainda mais Seguro”, a PSP pretende garantir “uma vez mais um exigente e contínuo empenhamento de um elevado número de efetivos policiais e recursos materiais, recorrendo a várias valências, promovendo uma forte visibilidade apostada na prevenção e proatividade, trabalhando em antecipação, garantindo através de um esforço rigoroso e coordenado de meios humanos” a segurança das populações residentes e flutuantes e dos turistas.




Manter a região metropolitana de Lisboa como “uma das capitais mais seguras da Europa” é a aposta do Comando Metropolitano da PSP (Cometlis).




Comentários

Mais procuradas